Há diferentes tipos de caminhão transitando pelas rodovias brasileiras. Um dos modelos mais comuns que circula transportando carga é o VUC (Veículo Urbano de Carga), também conhecido como 3/4. Outro modelo comum é o Toco, ou caminhão semipesado.

Antes de falarmos sobre cada tipo de caminhão, vale explicar alguns termos:

  • Tara (T), ou peso morto: peso do caminhão sem a carga;
  • Lotação (L): peso somado de tudo que o caminhão pode transportar, ou seja, a carga útil máxima de transporte (carga em si + condutor + passageiros);
  • Peso Bruto Total (PBT): Tara + Lotação;
  • Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso do caminhão (Tara) + peso da carga (Lotação) + peso dos cavalos mecânicos do reboque, ou peso da carreta.

O Peso Bruto Total Combinado é calculado em veículos como bitrem articulado e rodotrem, como veremos mais abaixo nos tópicos a seguir.

VUC

O VUC é menor e circula tanto em rodovias quanto pelo perímetro urbano. Suas dimensões se restringem a 2,2 metros de largura por 6,3 metros de comprimento, sendo que a capacidade total de carga pode atingir até 3 mil quilos.

Toco

O caminhão Toco, por sua vez, tem dois eixos na carroceria, na frente e na traseira do veículo. Ele pode alcançar até 14 metros de comprimento. Sua capacidade de carga chega a 6 mil quilos (a Lotação sempre é dada em quilos). O PBT é de 16 toneladas (O Peso Bruto Total sempre é expresso em toneladas).

Ele é usado para transportar carga em geral e em mudanças, para transportar móveis, eletrodomésticos e outros bens.

Truck

Há ainda o caminhão Truck, que é chamado de 6/2. As dimensões de comprimento são as mesmas do caminhão Toco, mas em relação aos eixos, ele apresenta um diferencial importante: um deles recebe a força diretamente do motor para melhorar o desempenho do caminhão e isso permite transportar cargas com mais peso.

Ele aguenta de 10 a 14 mil quilos e seu Peso Bruto Total pode atingir até 23 toneladas.

Bitruck

Esse tipo de caminhão dispõe de quatro eixos. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas.

É muito utilizado para transportar cargas secas, mas se presta também para diferentes operações de logística, sendo bastante versátil.

Cavalo mecânico simples

Trata-se de um cavalo mecânico com dois eixos e, para transportar diversos tipos de carga, pode ser usado um semirreboque. Quando acoplado a um semireboque de 2 eixos,  suporta até 25 mil quilos e seu PBT é de 33 toneladas.

A mercadoria depende da carroceria que é usada no veículo. As carrocerias podem ser de grade baixa, refrigerada, porta contêiner, baú e outras.

Carreta LS

O cavalo mecânico tem três eixos e é trucado (um eixo dianteiro e dois atrás). Esse cavalo pode ser atrelado a um semireboque de 3 eixos. Com essa composição suporta carga máxima de 32 mil quilos e seu Peso Bruto Total é de 41,5 toneladas.

Quando as rodas se encontram em contato com o chão, a carreta consegue menor pressão. É um veículo que pode ser utilizado com diferentes tipos de carroceria e costuma atravessar todo o país com diferentes mercadorias.

Bitrem articulado

Esse modelo é formado por um caminhão trator trucado e dois semirreboques ligados entre si. Tem sete eixos e o Peso Bruto Total Combinado é de 57 toneladas.

Seu comprimento máximo é de 19,8 metros e dispensa a AET (Autorização Especial de Trânsito) para efetuar o transporte de carga.

Rodotrem

Esse veículo é composto por um caminhão trator trucado e por dois semirreboques integrados por outro veículo que é chamado de Dolly.

O Peso Bruto Total Combinado é de 74 toneladas, que são distribuídas por nove eixos. Para transportar carga, o veículo precisa da AET*.

*AETAutorização Especial de Trânsito é o documento expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT

AET é exigida para todas as transportadoras, transportadores autônomos, transportadores de carga própria que utilizam veículos que excedem os limites determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito.

(Saiba mais no link abaixo)

https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-autorizacao-especial-de-transito#:~:text=Empresas%20transportadoras%2C%20transportadores%20aut%C3%B4nomos%2C%20transportadores%20de%20carga%20pr%C3%B3pria.