A capacidade de carga conforme o tipo de caminhão
Há diferentes tipos de caminhão transitando pelas rodovias brasileiras. Um dos modelos mais comuns que circula transportando carga é o VUC (Veículo Urbano de Carga), também conhecido como 3/4. Outro modelo comum é o Toco, ou caminhão semipesado.
Antes de falarmos sobre cada tipo de caminhão, vale explicar alguns termos:
- Tara (T), ou peso morto: peso do caminhão sem a carga;
- Lotação (L): peso somado de tudo que o caminhão pode transportar, ou seja, a carga útil máxima de transporte (carga em si + condutor + passageiros);
- Peso Bruto Total (PBT): Tara + Lotação;
- Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso do caminhão (Tara) + peso da carga (Lotação) + peso dos cavalos mecânicos do reboque, ou peso da carreta.
O Peso Bruto Total Combinado é calculado em veículos como bitrem articulado e rodotrem, como veremos mais abaixo nos tópicos a seguir.
VUC
O VUC é menor e circula tanto em rodovias quanto pelo perímetro urbano. Suas dimensões se restringem a 2,2 metros de largura por 6,3 metros de comprimento, sendo que a capacidade total de carga pode atingir até 3 mil quilos.
Toco
O caminhão Toco, por sua vez, tem dois eixos na carroceria, na frente e na traseira do veículo. Ele pode alcançar até 14 metros de comprimento. Sua capacidade de carga chega a 6 mil quilos (a Lotação sempre é dada em quilos). O PBT é de 16 toneladas (O Peso Bruto Total sempre é expresso em toneladas).
Ele é usado para transportar carga em geral e em mudanças, para transportar móveis, eletrodomésticos e outros bens.
Truck
Há ainda o caminhão Truck, que é chamado de 6/2. As dimensões de comprimento são as mesmas do caminhão Toco, mas em relação aos eixos, ele apresenta um diferencial importante: um deles recebe a força diretamente do motor para melhorar o desempenho do caminhão e isso permite transportar cargas com mais peso.
Ele aguenta de 10 a 14 mil quilos e seu Peso Bruto Total pode atingir até 23 toneladas.
Bitruck
Esse tipo de caminhão dispõe de quatro eixos. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas.
É muito utilizado para transportar cargas secas, mas se presta também para diferentes operações de logística, sendo bastante versátil.
Cavalo mecânico simples
Trata-se de um cavalo mecânico com dois eixos e, para transportar diversos tipos de carga, pode ser usado um semirreboque. Quando acoplado a um semireboque de 2 eixos, suporta até 25 mil quilos e seu PBT é de 33 toneladas.
A mercadoria depende da carroceria que é usada no veículo. As carrocerias podem ser de grade baixa, refrigerada, porta contêiner, baú e outras.
Carreta LS
O cavalo mecânico tem três eixos e é trucado (um eixo dianteiro e dois atrás). Esse cavalo pode ser atrelado a um semireboque de 3 eixos. Com essa composição suporta carga máxima de 32 mil quilos e seu Peso Bruto Total é de 41,5 toneladas.
Quando as rodas se encontram em contato com o chão, a carreta consegue menor pressão. É um veículo que pode ser utilizado com diferentes tipos de carroceria e costuma atravessar todo o país com diferentes mercadorias.
Bitrem articulado
Esse modelo é formado por um caminhão trator trucado e dois semirreboques ligados entre si. Tem sete eixos e o Peso Bruto Total Combinado é de 57 toneladas.
Seu comprimento máximo é de 19,8 metros e dispensa a AET (Autorização Especial de Trânsito) para efetuar o transporte de carga.
Rodotrem
Esse veículo é composto por um caminhão trator trucado e por dois semirreboques integrados por outro veículo que é chamado de Dolly.
O Peso Bruto Total Combinado é de 74 toneladas, que são distribuídas por nove eixos. Para transportar carga, o veículo precisa da AET*.
*AET – Autorização Especial de Trânsito é o documento expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT
A AET é exigida para todas as transportadoras, transportadores autônomos, transportadores de carga própria que utilizam veículos que excedem os limites determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito.
(Saiba mais no link abaixo)
- Armazenagem Distribuição
- Controle Qualidade
- Devoluções E-commerce
- Embalagem Eficiente
- Entrega Flexível
- Frete Econômico
- Gestão Estoques
- Gestão Logística
- Integração E-commerce
- Logística Brasil
- Logística e Transporte
- Logística Reversa
- Logística Sustentável
- Modos Transporte
- Otimização Estoques
- Prazo Entrega
- Rastreabilidade Encomendas
- Redução Custos
- Segurança Transporte
- Tecnologia